TRADE MARKETING

O trade marketing é definido como a disciplina do marketing que maximiza a diferenciação dos produtos e serviços nos pontos de venda.

Resultado de imagem para "trade marketing"
Tecnologia no Marketing: Por que você precisa dar muita atenção?

Desenvolve relações com os canais de distribuição, por forma a entender as necessidades cruzadas entre marcas, pontos de venda e consumidores.

Resultado de imagem para "trade marketing"
Resumo básico

O conceito de trade marketing dita a necessidade de se adaptar os produtos, a logística e a estratégia de marketing, em articulação, para que seja possível a diferenciação da concorrência, e se possa conquistar o consumidor no ponto de venda.

Num mundo de produtos cada vez mais indiferenciados, e maior poder de negociação por parte dos retalhistas, que se apresentam na forma de supemercados, hipermercados, etc, e onde o livre serviço é predominante, o preço deixou de ser o unico factor de atracção.

Por outro lado, estes retalhistas passaram a vender marcas brancas, produzidas pelos próprios, aumentando a necessidade de diferenciação.

Resultado de imagem para "trade marketing"
Tendências para o Mercado em Movimento

Assim, passaram a ser determinantes para a escolha final por parte do consumidor, não só o preço, mas também o prazo de entrega, o pós venda, bem como todos os outros serviços associados a um determinado produto, ou serviço.

Veja também: Merchandising.