TELEMARKETING

O telemarketing consiste no desenvolvimento de campanhas de marketing por telefone, normalmente em ambiente de call center (ou contact center), onde todas as chamadas costumam ser gravadas e existe a figura do supervisor.

Resultado de imagem para telemarketing black

 

Com o auxilio de um script previamente elaborado, em cada contacto tentam-se ultrapassar as várias etapas do processo de venda, despertar interesse, ultrapassar as objecções, vencer os travões á compra, e fechar uma venda.

Resultado de imagem para telemarketing
(Foto: Reprodução/Internet)

Os contactos tanto podem ser de origem inbound, como outbound, sendo diferentes as técnicas utilizadas em cada caso.

O telemarketing assume-se como um processo de relacionamento bastante completo e a natureza pessoal e interactiva torna-o num meio bastante flexível.

É uma ferramenta para a construção de relações intimas e duradouras, e, como tal, traduz-se num apoio ao marketing relacional, muito utilizado para acções de follow-up, inquéritos de sondagem, entre outros.

Resultado de imagem para telemarketing
Para que não seja um incomodo, o telemarketing de sucesso acontece entre 8h e 18h

Mais recentemente, até o tempo em que se aguarda por algum tipo de informação, ou que simplesmente atendam a chamada, é utilizado para passar mensagens comerciais, muitas vezes sobre a forma de neuromarketing, recorrendo a jingles ou slogans.