5 tópicos que o coaching trabalha

Hoje em dia, é comum conhecer alguém que faz ou já fez coaching. Mas, mesmo assim, ainda existe aquela dúvida de como um coaching pode te ajudar.

Então, para deixar claro qual o objetivo em procurar um coach, vamos listar os cinco principais tópicos que o coaching trabalha.

5topicosqueocoachingtrabalha

 

  1. Gestão dos recursos

Pessoas, materiais e dinheiro. No coaching, é necessário avaliar quais são os recursos disponíveis pelo coachee para atingir o objectivo estabelecido e, também, quais são os recursos que ele deverá adquirir para alcançar o objectivo. Vejo que muitas pessoas não sabem identificar correctamente quais são os recursos necessários para atingir o objectivo. Algumas desconhecem os recursos que realmente possuem, outras supervalorizam outros recursos que às vezes não são necessários naquele momento para atingir o objectivo. O coach ajuda o coachee a identificar claramente os recursos necessários ampliando a sua perspectiva. Como identificas vossos recursos para atingir vosso objectivo?

  1. Valores e propósitos

No processo de coaching é necessária a identificação dos valores e propósitos para que o coachee entre em acção. O grande motivador para entrar em acção são os propósitos de vida sustentados pelos valores. Muitas pessoas não realizam suas acções diárias pautadas em seu propósito de vida e valores. Segundo estatísticas, mais de 85% da população mundial não sabe o que quer especificamente da vida. O que é realmente importante em sua vida? E o que você faz com prazer e facilidade que a maioria das pessoas não fazem?

  1. Crenças fortalecedoras e limitantes

As crenças são o que acreditamos sobre a vida, as pessoas e nós mesmos. Podemos ter crenças fortalecedoras, que nos fazem entrar em acção de uma forma positiva na vida e que nos alavancam em direção aos nossos objetivos, ou crenças limitantes, negativas, que ao invés de nos ajudar a concretizar nossos objectivos, fazem com que fiquemos estagnados, andando em círculos e não nos deixam alcançar nossas metas. No coaching, é necessário enfatizar as crenças fortalecedoras e minimizar as crenças limitantes para que o objectivo seja alcançado de uma forma mais rápida e eficaz. Identificamos o que está realmente limitando/bloqueando as pessoas de entrarem em acção. O que está realmente lhe impedindo de realizar vossos objectivos?

  1. Pontos a serem melhorados (fraquezas)

É necessário identificar as fraquezas que possivelmente possam atrapalhar no alcance dos objectivos. Logo, criar estratégias de desenvolver estas lacunas ou tomar ações que as minimizem. Muitas pessoas não alcançam seus objectivos pois ficam dando muita importância às suas fraquezas, não tentam melhorar o que é necessário e nem tomam ações que possam minimizá-las. O que você pode melhorar que seria de grande importância neste momento?

  1. Forças e qualidades

É necessário identificar quais são as principais competências e habilidade que o coachee tem para que possam ser potencializadas e, assim, alcançar os objectivos. O coach potencializa o que o coachee tem de melhor, faz com que ele coloque toda a sua potencialidade a seu favor. Você sabe realmente do que você é capaz?

É necessário a identificação destes pontos para que as ações e as estratégias para o alcance do objetivo sejam mais eficazes. O processo de coaching faz você ver o que ainda não viu em você, nas pessoas e na vida! Invista em você! Evolua sempre!!!

E você já tem um objectivo? O que você realmente quer aprimorar em tua vida?

Mauro Adriano

Jovem, angolano, CEO da Sharamy Consultoria Lda, Consultor Político, Coaching, Leadership, Mentorship, Orador, Palestrante e Entrepreneurship.

Comente o que achaste da publicaçao

%d blogueiros gostam disto: